Para alegria de muitos e tristeza de outros tantos, o maior hit do momento no mundinho K-pop são duas músicas cantadas por animações dos grupos fictícios HUNTR/X e Saja Boys, protagonistas do hit da Sony/Netflix “Guerreiras do K-pop”.
Ninguém esperava tamanho sucesso, nem mesmo os artistas envolvidos no projeto, mas as sete músicas da trilha sonora do filme estão no Top 50 Global do Spotify. “Golden” e “Soda Pop” (“Meu Pequeno Guaraná” no Brasil) são, respectivamente, #1 e #2 lugar nos charts sul-coreanos, superando grupos gigantes, como Blackpink.
O sucesso de grupos fictícios tem incomodado fãs de alguns grupos reais, que esquecem que as animações não são feitas por IA. Atores e cantores reais deram voz a esses grupos e estão vendo pela primeira vez suas vozes conquistando milhões de pessoas, mesmo que no imaginário coletivo a voz seja de um desenho.
Esse é o caso do PLAVE. O grupo faz shows e participa de programas de TV, com os cinco artistas que dão vida a Noah, Bamby, Yejun, Eunho e Hamin. Eles também escrevem e produzem as canções e prezam pela discrição. Recentemente, houve uma tentativa de vazar as reais identidades dos integrantes e eles pediram para que não arruinassem o projeto cujo foco são as animações e a história criada.
Será que vem aí um boom de grupos animados ou a ideia tem tudo para se tornar um problema a longo prazo. Afinal, as turnês e divulgação dependem de mais infraestrutura e muito mais tecnologia.
Fonte: (1)

Deixe um comentário